quinta-feira, 16 de julho de 2009

Diagnóstico final

O Dr. Sérgio falou que referente ao espermograma, aquilo da Astenozoospermia, não teve nada a ver com o desfecho do meu tt. Disse que o mais certo foi os embriões não terem desenvolvido, a razão em especial disso não ter acontecido não sabe. A minha idade não ajuda em nada, pois os meus ovários estão em decadência.
Disse se continuar com os tt as probabilidades de haver uma gravidez (para já) é de 25 %. E à medida que o tempo vai passando a percentagem vai diminuindo.
Falou-se também em doação de gâmetas, e aí sim as hipóteses são de 55 %, ou seja mais do dobro da percentagem que temos. Neste caso teremos de esperar por uma dadora compatível e seriam cerca de 2 a 3 meses.
Disse para não ficar-mos a pensar que poderia ocorrer uma gravidez natural, pois aqui então a nossa percentagem ainda é mais baixa dos 25 %, nem falou qual a percentagem, e como nunca houve uma gravidez natural à medida que a minha idade avança é menos provável.
Disse que se escolhêssemos partir para outro tt, temos que dar uns meses ao meu organismo.
Ou seja fizemos todas as perguntas que estavam a martelar nas nossas cabeças, e ele respondeu a todas e até mesmo aquelas que não falamos.

Não está nos nossos planos avançar para seja o que for (tt químicos), por isso vamos tentar aceitar esta realidade e quem sabe um dia não escolha-mos a hipótese da dadora…
Não quero estar com expectativas de tt, pois sei que no imediato não tenho 7200 € para um tt desses, vou tentar mudar de casa e pode ser que possa pedir mais algum e aí sim. O futuro a Deus pertence.

Não vim de lá triste, pois já ia mentalizada para tal. Sei que os meus ovários estão a falhar, podem até dar embriões, mas muito fracos com poucas qualidades.
Com um historial destes em que houve só uma nidação em 14 tt, e com o passar dos anos vai ficando cada vez menos possível. Aceitei, até parece que ao aceitar fiquei menos triste.
A nossa cabeça é mesmo tramada… :-)

2 comentários:

  1. Oi amiga, o Dr. Sérgio é uma pessoa terra a terra e que nos explica as hipóteses que temos, para que não haja ilusões e falsas esperanças, como acontece às vezes com outros médicos.
    De qualquer forma, apesar de não ser tão habitual como desejamos, há algumas mulheres que engravidam depois dos 40 naturalmente. Algumas que pensavam até já estar a entrar na menopausa :)
    Com isto não te quero dar falsas esperanças. Mas apenas dizer que a natureza prega-nos, às vezes, boas surpresas ;)
    Acho que o facto de por agora decidires parar, te dá a serenidade necessária para gozares a vida. Quem sabe se não é apenas dessa serenidade que o teu filhote está à espera para aparecer!!!
    Um beijinho e muita força!!!

    ResponderEliminar
  2. Um diazinho de cada vez....e sempre com a alegria de viver bem presente.

    Muitos beijinhos

    P.S. Então?? E as "obras d'arte", hein?? :-)

    ResponderEliminar